" Os conceitos, por mais interessantes e explicativos que sejam em um determinado contexto histórico, são resultado de um long processo de reflexões, de idas e vindas, de disputas de/ entre diferentes sujeitos sobre um certo objeto em um determinado campo do conhecimento."
1° fase - O texto servia para armanezamento de conhecimento e como objeto de pesquisa ao mesmo tempo,as pessoas dessa primeira fase sempre tinham a mesma forma de escrever e padrão de escreve rum texto, sem mudanças. O texto era como um produto acabado, uma estrutura acabada e pronta que não servia para comunicação. ou seja, a pessoa que lia um texto não poderia ser critica,argumentativa e nem desconsiderar o que ali estava escrito, apenas lia e considerava na boa as informações daquele determinado texto sem uma visão critica, não mostrava a vida que existe em um texto deixava ela oculta.Existiam então textos( sequências linguísticas coerentes em si ) e não textos (sequências linguísticas incoerente em si ).
2 ° fase - Aqui nesta fase o texto não é mais um produto final agora é uma forma de comunicação, entretenimento,O texto deste período é um texto que tem uma finalidade produzida para comunicação assim não podendo ser considerado um produto final,linguístas e gramáticos tem uma noção diferente sobre texto , porém tem um pensamento em comum : que o texto é uma unidade de sentido. gramáticos avaliam o texto pela sua gramática, estrutura , já os linguítas pelas sua variavéis.
conceitos de texto:
- Segundo Koch e travaglia: unidade linguística concreta,usada numa situação de interação comunicativa especifica.
- Segundo Maria Elena Duarte Marques (gramática): conjuntos de unidades discursivas estruturadas,ela leva em conta a coerência e coesão do texto , texto é uma série de enunciados encadeados, o texto pode ser escrito e falado,passagem escrita em versoou prosa,um texto pode ser uma sequência de atos de fala ,um dialogo ,uma conversa.
- Segundo Fiorin e Savioli:Organizado de sentido,produzido por sentido num dado espaço e num tempo.
OBS: Um textto tem que ser consizente com a realidade, todo leitor tem que ter um conhecimento , prévio sobre o que está lendo.
1° fase (transfrática)- Aqui o Texto só era aceito se fosse um produto acabado, com sentido e escrita. Um objeto que não fosse transcrito não poderia receber o nome de texto. seria a década de 60, fase do estruturalismo de Ferdinand Saussure.
Década do fenômeno da co -referenciação : Sempre começo por uma referência seguida de uma co-referênciação. EX:
- Ana adora massas, frituras. A danadinha está passando do peso. essa menina poderá ter problemas.
Co - referênciação : Danadinha/ essa menina
A linguística não aceita a gramática, ou seja , troca por um pronome .por isso utilizava frases curtas . com referência e co -referência para identificar o sujeito e suas caracteristicas. EX:
- Ana adora massas,frituras...Ela está passando do peso.
- Não poderia começar um texto com um pronome porque ele é vazio , preciso ter a parte verbal para provar que era um texto.
- fase do estruturalismo
- Para ser um texto preciso iniciar com uma referência cheia.
- A linguística não compreendia um texto sem significado. EX.:
Ela : Feminino (Vazio )
Menina : Uma menina, Criança, Genêro Feminino etc. (Cheio).
2°fase gramática textual: década de 70 , década do gerativismo,essa década influência o leitor a ter 3 capacidades para uma boa leitura :
- Capacidade formativa ( compreender todo o texto );
- Capacidade transformativa (transformar o conhecimento sobre o texto );
- Capacidade qualificativa (colocar meu ponto de vista, minha opinião, comparação).
" Tenho a capacidade formativa, de ler o texto e me informar sobre aspectos, palavras desconhecidas como por exemplo o contexto, tema abordado pelo texto , porém se já tenho esse conhecimento, posso já transforma-lo, interpreta-lo melhor e finalmente qualificar , colocando o meu ponto de vista, cristica, opinião, comparação ."
- Noam Chomsky era contra as idéias de Saussure de um texto como projeto acabado, condordava com Saussure que o texto precisa ter um sentido, assim misturando o estruturalismo com o gerativismo, apoiando certos pontos da teroria de Ferdinand Saussure e mudando pontos em que ele não concordava e colocando os seus, formando asssim o avanço de téoria . Uma teória que permite o leitor a participar do texto, se expondo e conversando com o autor e o texto.
- A língua é dinâmica contrariando Saussure que não aceitava a afirmativa.
- O texto passa a ser conhecido como um processo que estpá em contínua transformação (modificações),leva em consideração a linguagem e a sociedade.
- A fala tem o seu valor igualado com a escrita.
- Intertextualidade, o texto passa a ter uma interação (produtor e leitor).
- O texto pode ser escrito,falado, desenhado etc.
O texto: Propriedade de um texto :
- Conceituação: Analisação do texto / o que eu vou ler?/ que tipo de texto é aquele / o textounidade de sentido.
- Texto pragmática: a utilidade/para que serve este texto?/ onde vou utilizá-lo ?/ qual a sua função/ o texto unidade de sentido .
- Inserção histórica: O que ele é?/ Seu contexto/Tipo (literatura, sociologia )/ Condições de textualidade.
- Informatividade: O grau de quantidade de informações/informação suficiente ou não /condições de textualidade.
- Intertextualidade:Dialogos entre os textos ( um poema que tem no seu contéudo uma musica por exemplo)/ do autor ao leitor e vice-versa /condições de textualidade.
- Coerência : idéias organizadas numa sequência sem sair do assunto. ( o assunto tem que ser verdadeiro). / Conectividade .
- Coesão : A gramática do texto / Conectividade .
" Tradicionalmente, entende-se por um texto um conjunto de enunciados inter-relacionados formando um todo significativo."
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