segunda-feira, 14 de março de 2011

Breve história do estudo da línguagem

Vou relatar para vocês  um acontecimento que acabou ocasionando o estudo da língua .

Tudo vêm sendo ocasionado  desde o século IV a.c.,Onde um carinha chamado panini que era um gramático hindu, ajudou na influência do desenvolvimento da línguistica. Pra que ele fez isso ? Então, ele tinha o objetivo de descrever de forma precisa os textos hindus sagrados (Veda), ou seja , ele apenas tinha o desejo de que os textos religiosos não sofressem alterações e com isso fez o estudo da sua língua  com base em análises.

(Shiva ou Xiva é um Deus ("deva")hindu,o destruidor(ou o transformador)
Na tradição hindu, Shiva é o destruidor, que destrói para construir algo novo, motivo pelo qual muitos o chamam de "renovador" ou "transformador"


No século XIX acontece o seguinte, surge uma língua que é considerada uma língua -mãe  que origina as línguas européias e idianas, essa língua surge com influência do século anterior onde eles passavam a traduzir textos religioso em diversas  línguas, com esse estudo é identifica que as línguas se transformar com o tempo  independentemente da vontade dos homens.



 ( Texto hindu religioso  "Veda" )

           No século V a.c , surge toda a ideologia da gramática como parte da filisofia. Século XVII - gramática de port royal , um modelo para as gramáticas que demostrou que a linguagem se funda na razão é a imagem de pensamento e que os principios de análise servem para toda e qualquer língua. E finalmente chegamos no século XX , com o curso de linguística geral (1916), século onde a linguística foi fundada como ciência, pelo pai da linguística Ferdinand Saussure.


(Ferdinand de Saussure (Genebra, 26 de novembro de 1857 - Morges, 22 de fevereiro de 1913) foi um linguista e filósofo suíço cujas elaborações teóricas propiciaram o desenvolvimento da linguística enquanto ciência e desencadearam o surgimento do estruturalismo.)


Obs:  Na religião, lembre-se que você sempre terá uma conclusão um final  sobre aquele determinado assunto discutido no contexto religião,  porém no contexto ciência  aquele tema sempre será contínuo, cheio de teorias (discursos e argumentos ). A ciência estuda tudo que pode ser observado , a gramática trabalha com modelos .por exemplo: Machado de Assis ( A gramática tira teorias através de textos escritos no passado ).







Nenhum comentário:

Postar um comentário