segunda-feira, 14 de março de 2011

Conceito de texto


" Os conceitos, por mais interessantes e explicativos que sejam em um determinado contexto histórico, são resultado de um long processo de reflexões, de idas e vindas, de disputas de/ entre diferentes sujeitos sobre um certo objeto em um determinado campo do conhecimento."

1° fase - O texto servia para armanezamento de conhecimento e como objeto de pesquisa ao mesmo tempo,as pessoas  dessa primeira fase sempre tinham a mesma forma de escrever  e padrão de escreve rum texto, sem mudanças. O texto era como um produto acabado, uma estrutura acabada e pronta  que não servia para comunicação. ou seja, a pessoa que lia um texto não poderia ser critica,argumentativa e nem desconsiderar o que ali estava escrito, apenas lia e considerava na boa as informações daquele determinado texto sem uma visão critica, não mostrava a vida que existe em um texto deixava ela oculta.Existiam então  textos( sequências linguísticas coerentes em si ) e não textos (sequências linguísticas incoerente em si ).


2 ° fase - Aqui nesta fase o texto não é mais  um produto final  agora é uma forma de comunicação, entretenimento,O texto deste período  é um texto que tem uma finalidade produzida para comunicação assim não podendo ser considerado um produto final,linguístas e gramáticos tem uma noção diferente sobre texto , porém tem um pensamento em comum : que o  texto é uma unidade de sentido. gramáticos avaliam o texto pela sua gramática, estrutura , já os linguítas pelas sua variavéis.




conceitos de texto:




  1. Segundo Koch e travaglia: unidade linguística concreta,usada numa situação de interação comunicativa especifica.
  2. Segundo Maria Elena Duarte Marques (gramática): conjuntos de unidades discursivas estruturadas,ela leva em conta a coerência  e coesão do texto , texto é uma série de enunciados encadeados, o texto pode ser escrito e falado,passagem escrita em versoou prosa,um texto pode ser uma sequência de atos de fala ,um dialogo ,uma conversa.
  3. Segundo Fiorin e Savioli:Organizado de sentido,produzido por sentido num dado espaço e num tempo.


 OBS: Um textto tem que ser consizente com a realidade, todo leitor tem que ter um conhecimento , prévio sobre o que está lendo.






1° fase (transfrática)-  Aqui o Texto só era aceito se fosse um produto acabado, com sentido e escrita. Um objeto que não fosse transcrito não poderia receber o nome de texto. seria a década de 60, fase do estruturalismo de Ferdinand Saussure.




Década do fenômeno da co -referenciação : Sempre começo por uma referência seguida de uma co-referênciação. EX:

  • Ana adora massas, frituras. A danadinha está passando do peso. essa menina poderá ter problemas. 
Referência: Ana 


Co - referênciação : Danadinha/ essa menina

A linguística não aceita a gramática, ou seja , troca por um pronome .por isso utilizava frases curtas . com referência e co -referência para identificar o sujeito e suas caracteristicas.  EX:
  • Ana adora massas,frituras...Ela está passando do peso.
Referência: Ana 

Co - referência, ou melhor pronome : Ela  (  não era aceito, Fenômeno conhecido como troca gramátical, sem construção de perfil,caracteristicas.)


  • Não poderia começar um texto com um pronome porque ele é vazio , preciso ter a parte verbal para provar que  era um texto.
  • fase do estruturalismo
  • Para ser um texto preciso iniciar com uma referência cheia.
  • A linguística  não compreendia um texto sem significado. EX.: 
 Ela : Feminino (Vazio )
Menina : Uma menina, Criança, Genêro Feminino etc. (Cheio).



2°fase gramática textual: década de 70 , década do gerativismo,essa década influência  o leitor a ter  3 capacidades para uma boa leitura  : 
  1. Capacidade formativa ( compreender todo o texto );
  2. Capacidade transformativa (transformar o conhecimento sobre o texto );
  3. Capacidade qualificativa (colocar meu ponto de vista, minha opinião, comparação).
"  Tenho a capacidade formativa, de ler o texto e me informar sobre aspectos, palavras desconhecidas como por exemplo o contexto, tema abordado pelo texto , porém se já  tenho esse conhecimento, posso já transforma-lo, interpreta-lo melhor e finalmente qualificar , colocando o meu ponto de vista, cristica, opinião, comparação ."
  • Noam Chomsky era contra as idéias de Saussure de um texto como projeto acabado, condordava com Saussure que o texto  precisa ter um sentido, assim misturando o estruturalismo com o gerativismo,  apoiando  certos pontos da teroria de Ferdinand Saussure e mudando pontos em que ele não concordava e colocando os seus, formando asssim o avanço de téoria . Uma  teória que permite o leitor a participar do texto, se expondo e conversando com o autor e o texto.



3°fase teoria do texto :  década de 80 

  • A língua é dinâmica contrariando Saussure que não aceitava a afirmativa.
  • O texto passa a ser conhecido como um processo que estpá em contínua transformação (modificações),leva em consideração a linguagem e a sociedade.
  • A fala tem o seu valor igualado com a escrita.
  • Intertextualidade, o texto passa a ter uma interação (produtor e leitor).
  • O texto pode ser escrito,falado, desenhado etc.


O texto: Propriedade de um texto :


  • Conceituação: Analisação do texto / o que eu vou ler?/ que tipo de texto é aquele / o textounidade de sentido.
  • Texto  pragmática: a utilidade/para que serve este texto?/ onde vou utilizá-lo ?/ qual a sua função/ o texto unidade de sentido .
  • Inserção histórica: O que ele é?/ Seu contexto/Tipo (literatura, sociologia )/ Condições de textualidade.
  • Informatividade: O grau de quantidade de informações/informação suficiente ou não /condições de textualidade.
  • Intertextualidade:Dialogos entre os textos ( um poema que tem no seu contéudo uma musica por exemplo)/ do autor ao leitor e vice-versa /condições de textualidade.
  • Coerência :  idéias organizadas numa sequência sem sair do assunto. ( o assunto tem que ser verdadeiro). / Conectividade .
  • Coesão : A gramática do texto / Conectividade .
 " Tradicionalmente, entende-se por um texto um conjunto de enunciados inter-relacionados formando um todo significativo."





















































    Nenhum comentário:

    Postar um comentário